Touros e ursos

ImagemBem amigos, neste primeiro artigo do mês de julho gostaria de agradecer a todos que nos acompanham ao longo desses quase três anos pelos sucessivos recordes de acessos em nosso blog. Esse é o resultado de um trabalho que é feito com muita dedicação e tem o objetivo de transformar o perfil financeiro do brasileiro e fazer de nosso Brasil um país de pessoas ricas. Nosso crescimento e inevitável sucesso devem-se exclusivamente a vocês que nos seguem, e como eu costumo dizer, leem, comentam e compartilham. Muito obrigado.

Nas últimas semanas temos falando bastante bolsa de valores, e nesta continuaremos no tema abordando o que chamamos de guerra entre touros e ursos.

Essa ilustração é usada para representar a batalha entre as forças compradoras (touros) que empurram os preços para cima e as vendedoras (ursos) que empurram os preços para baixo.

Esses animais foram escolhidos em primeiro lugar por serem realmente fortes, e por suas características na hora de lutar. Os touros lutam dando chifradas de baixo para cima em seus oponentes, enquanto os ursos usam suas garras de cima para baixo contra seus adversários.

No mercado observamos esse confronto nos pontos de suporte e resistência (que explicamos em um artigo recente), onde no caso das resistências os ursos (vendedores) se sobrepõem e impedem que os preços subam mais, e nos suportes quando prevalecem as forças dos touros (compradores) que não deixam que os preços continuem a cair.

Basicamente o que determina quem ganha a luta é uma regra antiga e bem conhecida de todos: oferta e procura. Quando uma ação é considerada barata mesmo sendo uma empresa sólida e com bons fundamentos contábeis, é natural que chame a atenção de muitas pessoas, e o número de compradores aumente, e se a demanda por um determinado produto sobe consequentemente os preços sobem juntos. Touros em ação.

Mas se por outro lado os traders entendem que os preços já estão caros, eles perdem o interesse pelo papel, e com a baixa procura as cotações são empurradas para baixo. Trabalho dos ursos.

Esses movimentos estão atuando no mercado o tempo todo, e cabe a quem entra na bolsa de valores observá-los atentamente para não vestir a camisa do time errado. Quando o dia é de touro seja touro e ganhe dinheiro, e quando for o dia de urso seja um vira-folhas sem constrangimentos e ganhe mais dinheiro ainda. Só não lute contra as forças do mercado, pois ela passará por cima de você.

Para saber de que lado estar a cada dia, acompanhe sempre o mercado, e se não for possível valha-se do trabalho de um assessor de investimentos. A bolsa de valores não é um jogo, e é o único tipo de investimento financeiro que pode fazer de você uma pessoa rica.

É hora de entrar em AÇÃO!

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Touros e ursos

  1. Pingback: Bolsa de valores: Mitos e verdades |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s