A caderneta de poupança deixou de ser um bom investimento. Entenda a razão.

107349205Bem amigos, é muito comum ouvir das pessoas a seguinte pergunta: Qual o melhor investimento? Essa é uma pergunta muito complexa para responder, já que existem muitas variáveis que influenciam nessa escolha, e algumas delas como tolerância aos riscos do mercado, já comentamos aqui outras vezes.

Mas resolvi tocar no assunto pelo extremo oposto. O que não é um bom investimento pra ninguém: a má, velha e ultrapassada caderneta de poupança.

Sei que estou levantando uma polemica grande, mas me valho de números pra provar o que direi aqui. Fico espantado com que frequência muitos economistas vão aos microfones de radio e televisão falar sobre finanças e ainda apontam essa modalidade de investimento como uma alternativa para o nosso dinheiro.

Há pouco mais de um ano o governo federal promoveu mudanças importantes na forma de remuneração da poupança. Mudanças essas que pioraram e muito a rentabilidade, e por incrível que pareça, no mês seguinte o número de depósitos subiu a nível recorde. Creio eu que isso se deve à forte campanha do governo e dos bancos alardeando essas alterações como algo positivo, tirando proveito da ignorância financeira dos brasileiros.

Como o nosso papel é informar, e depois de um ano em vigor desse novo modelo, temos dados para comprovar que era tudo balela e que muitos poupadores perderam dinheiro nesse período.

Pra fazer o que fez o governo usou o argumento da queda da taxa referencial de juros (SELIC) a patamares históricos mínimos, o que verdade. O governo usou ainda seus bancos (Caixa e Banco do Brasil) para forçar a redução dos juros bancários ao consumidor final, o que reduziria os lucros dessas instituições, mas para compensar promoveu as mudanças na caderneta de poupança.

O que ninguém falou aos depositantes era que a inflação estava descontrolada e que isso corroía o rendimento de suas aplicações.

Como era e como ficou a remuneração da caderneta

Antes de maio de 2012 o poupador tinha um rendimento garantido de 0,5% ao mês mais TR, o que significaria uma taxa de 6,197% nos últimos 12 meses.

A regra atual diz que enquanto a taxa de juros permanecer abaixo de 8,5% a.a., a poupança será remunerada a 70% da SELIC + TR, uma taxa portanto de 5,63% no último ano.

A TR acumulada no período é de apenas 0,027%, e a nova SELIC 8% (70% da SELIC = 5,6%).

O Problema

A questão é que nesse mesmo período a inflação foi de 6,49%, e isso significa que se você deixou seu dinheiro de maio do ano passado a maio desse ano nessa aplicação, só perdeu!

Seu dinheiro se desvalorizou 0,86%. É verdade, você não ganhou nada, e ao contrário disso, perdeu dinheiro. E tem gente que diz que a poupança não tem riscos.

E o que fazer então? A melhor coisa é em primeiro lugar procurar alguém que entenda de investimentos de verdade, e dificilmente essa pessoa é seu cunhado, seu sogro e até mesmo o gerente de seu banco. O profissional adequado é um assessor de investimentos. Informe-se, estude, não tenha preguiça!

Uma boa alternativa de investimento, e que tratamos aqui recentemente são os títulos públicos, mas não despreze outras opções como fundos imobiliários, debêntures e principalmente ações, desde que tenha um profissional que lhe oriente e acompanhe as suas operações.

Como digo sempre, o conhecimento é a ferramenta fundamental para fazer o seu dinheiro crescer. Fique esperto! Só você sabe o quanto ralou pra ganhar seu dinheiro.

É hora de entrar em AÇÃO!

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

2 respostas para A caderneta de poupança deixou de ser um bom investimento. Entenda a razão.

  1. Pingback: Novas formas de pensar sobre o seu dinheiro |

  2. Pingback: Bolsa de valores: Mitos e verdades |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s