O primeiro passo para exercer poder sobre o seu dinheiro.

168580936Bem amigos, em nossos cursos e palestras falamos sobre como Exercer poder sobre o seu dinheiro, e quem já teve a oportunidade de assistir sabe que não é um processo fácil já que exige mudanças profundas de hábitos que muitas vezes queremos justificar e esconder que isso nos prejudica.

Uma coisa é padrão entre aqueles que não tem controle sobre suas finanças: a promessa de mudar. Só que o tempo vai passando e não tomamos medida alguma pra reverter a situação.

Os maiores problemas encontrados para conseguir mudar são: abrir mão de alguns hábitos de consumo, e interiorizar as novas atitudes.

Pra facilitar, não ficaando apenas no falatório e dar o primeiro passo, vou apresentar quatro tarefas que já servirão para iniciar, até porque, elas nos confrontam com a realidade e nos motivam a agir.

Para realizar essas tarefas use uma planilha de excel ou mesmo um caderno de anotações e desenhe uma tabelinha simples que você possa preencher. Faça isso durante o período de um mês entre o recebimento de um salário e outro.

Identificando entradas e saídas de recursos

1 – Anote todo dinheiro recebido: Assim que o mês começar anote o valor exato e a data que entrou em sua conta. Caso receba recursos de outras fontes, como pagamento de empréstimos, alguma venda de produtos, aluguel, serviços extras, etc., anote também à medida que eles vão entrando, e some todos os valores. Isso vai lhe mostrar com precisão quanto você ganha.

2 – Anote os gastos diários: Pegue a tabelinha que desenhou e coloque em seu bolso com uma caneta todos os dias do mês, e a cada centavo que gastar tome nota. Comprou um cafezinho, anote, comprou um lanche, anote, pagou uma conta, faça o mesmo. E assim prossiga ao longo de cada dia do mês. Não será uma tarefa fácil e exigirá disciplina. Pense no retorno. Ao final do dia transfira as informações para sua planilha os gastos, e mantenha-se firme no controle. Essa é a tarefa que vai lhe mostrar como o seu dinheiro é gasto, e vai responder aquela típica pergunta: “Como foi que meu dinheiro acabou?”. Surpresa!

3 – Faça um balanço semanal: Ao final da semana reúna todas as informações de gastos que coletou em uma tabela, e analise criticamente os dados. Veja o que foi desnecessário e já corrija o que entende como errado na semana seguinte. Não espere o mês acabar para tomar novas atitudes.

4 – Faça o seu balanço mensal: Ao final do mês seu primeiro passo foi dado. Agora é o momento de avaliar as contas e saber como o seu dinheiro é gasto, onde é possível economizar, e quais hábitos de consumo corroem mais as suas finanças. Adote novas posturas.

Talvez o resultado desse mês de experiência seja bem desagradável, já que será a verdade batendo à sua porta. Conheço pessoas que ganham bem, mas gastam mal, e isso pode ser mudado. Depende de vontade.

Daqui pra frente é planejar os gastos nos próximos meses e continuar firme no propósito de exercer poder sobre o seu dinheiro.

Em nossa consultoria de finanças pessoais recomendamos um modelo simples de planilha de controle financeiro, pois acreditamos que não adiantam modelos complexos para quem quer começar a se organizar. Com o tempo cada um vai incrementando a sua planilha e complementando com as informações que precisa. Quem tiver interesse de receber esse modelo simples de orçamento em excel, é só mandar um email solicitando-o para rsantos@quattroassessoria.com.br que enviaremos com prazer.

É hora de entrar em AÇÃO!

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s