Bolsa de valores: Mitos e verdades

05_07_26_bovespa_indiceBem amigos, já faz um tempo que as pessoas pedem pra que fale um pouco mais sobre a bolsa de valores, já que ainda existem muito mitos, muitas impressões equivocadas sobre o funcionamento dessa modalidade de investimento, que no cenário atual da economia (juros baixos e inflação alta), ao contrário do que se pensa e do que vemos nas atitudes dos poupadores, é cada vez mais a melhor alternativa para o seu dinheiro.

Claro que para se dar bem na bolsa é necessário ter conhecimento ou uma assessoria competente que lhe mostre as melhores alternativas. A bolsa deve ser olhada como investimento de longo prazo. Aquele que pensa que vai obter ganhos fabulosos em prazos curtíssimos estão embarcando justamente nos mitos que precisamos derrubar.

A bolsa é a casa das empresas de nosso país, portanto, costumo dizer que se no longo prazo você está perdendo é porque alguma coisa deve estar errada, já que no geral elas estão lucrando.

A primeira coisa que devo dizer é que a bolsa não é um game, não é um cassino, apesar de muitos fazerem dela isso mesmo, mas a ideia não é essa. O trabalho realizado por analistas e assessores baseia-se em estudos detalhados dos balanços e do acompanhamento do dia-a-dia das companhias. Não há espaço nesse negócio para achismos e “palpites quentes”, é um trabalho de profissionais.

Outro ponto importante é deixar de lado a ideia de que a bolsa só é boa quando está subindo. Para determinados setores da economia isso procede, mas no geral não, como o pequeno investidor não tem como definir a direção do mercado, cabe a ele seguir a direção dos grandes e aproveitar as oportunidades. Se o dia é de touro somos touros, se o dia é de ursos somos ursos. O importante é ganhar dinheiro.

Quanto ao volume financeiro necessário para iniciar suas operações, isso é muito relativo, eu já escrevi um artigo aqui falando sobre o assunto. Vai de acordo com a estratégia a ser adotada pelo investidor, mas pode ser bem menos do que se imagina. Nesse sentido a bolsa é muito democrática, e mais uma vez falando em longo prazo, é disparada a melhor opção, é imbatível.

Falta em nosso país uma cultura de investimento. A nossa cultura é a da inflação, é a do consumo imediato, ganhar e gastar. Então as pessoas não procuram a bolsa como opção de poupança.

Fala-se muito na questão do risco, sim existe risco, como aliás todos os investimentos trazem sua taxa de risco agregada, até mesmo a caderneta de poupança como já citamos em artigo recente. Cabe ao investidor junto com o seu assessor se cercar das ferramentas de manejo de risco e operar de maneira segura minimizando as perdas e maximizando os ganhos.

Existem outras falsas impressões sobre o funcionamento da bolsa de valores, mas acho que citei os principais. Em caso de outras dúvidas é só deixar seus comentários aqui que vou esclarecendo, e sempre que tiver oportunidade busque informações seguras com profissionais da área. Espero ter ajudado mais um pouco.

É hora de entrar em AÇÃO!

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Bolsa de valores: Mitos e verdades

  1. Ana Cláudia disse:

    Muito bom Roc. Adorei o artigo! Concordo com você quando cita que falta conhecimento sobre o negócio em sim, mas acredito também que as pessoas ficam constrangidas e preocupadas em falar sobre dinheiro. Não são todas as pessoas que tem ao lado um profissional como você para orientar. Mesmo pagando estamos sempre proecupados com que o outro vai fazer, se estão ganhando as suas custas, se vão se aproveitar, entre outras preocupações.Por isso a importância de buscar profissionais competentes. Show de bola! Parabéns pelo excelente trabalho.

    • rocpires disse:

      Obrigado Ana. Um dos objetivos do blog é exatamente falar de dinheiro sem esse tipo de constrangimento. quanto mais o tema for corriqueiro entre nós, menos problemas financeiros termos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s