A hora certa de entrar na bolsa de valores

129936576Bem amigos, quando o tema aqui trata de investimentos, falar de bolsa de valores pra mim sempre será recorrente, pois acredito que é a melhor opção que temos no mercado para aqueles que buscam ganhos significativos, mas que vislumbram o longo prazo.

Acredito nisso por trabalhar há alguns anos nesse mercado e conhecer de perto os produtos de investimento e as diversas estratégias operacionais que podem ser adotadas pelos investidores, portanto sei de seu potencial de retorno.

Mas as pessoas ainda se deixam levar pelo emocional e pela euforia, tomando atitudes equivocadas que as levam ao prejuízo. A ideia hoje é falar sobre umas dessas atitudes: A entrada na bolsa movida pelo impulso das fortes altas e na hora errada.

O mercado é extremamente cíclico e movido por notícias que afetam as bolsas mundiais a todo instante, mas no nosso caso esse movimento é ainda mais intenso por sermos um país emergente, repleto de boas e lucrativas empresas e muito bem regulamentado, o que nos caracteriza pela forte presença do capital estrangeiro, que é o fator que mais provoca oscilações em nossa bolsa.

Funciona mais ou menos assim: quando a economia mundial dá bons sinais os estrangeiros tendem a buscar a volatilidade de nossa bolsa para ganhar dinheiro, provocando altas por aqui devido ao elevado movimento de compra. Já quando as coisas não andam muito bem, eles costumam buscar a segurança da moeda americana, o dólar, derrubando nosso índice em função das fortes vendas.

Sempre digo que o brasileiro deveria procurar se informar mais e aprender a tratar melhor de seu dinheiro. Tem muita gente que se desilude com a bolsa de valores, mas não para e avalia o que fez de errado pra perder dinheiro.

A maioria das pessoas que conheço, perderam por entrar nos momentos de euforia de forte alta, e no final só pagaram a conta de quem comprou barato. Criamos o mito de que bolsa tem que estar em alta para ser bom. Ledo engano. O melhor momento de comprar qualquer coisa é quando os preços estão em baixa, só que por aqui, quando a bolsa cai quem está posicionado se desespera e sai realizando prejuízos desnecessários. Este é justamente o momento de ir às compras e compor patrimônio, e se for o caso de se desfazer dos papéis, que eles sejam vendidos apenas quando estiverem em alta.

Aliado à estratégia de procurar papéis baratos (isso não quer dizer valores baixos, e sim bons indicadores. Recomendo estudar um pouco de análise fundamentalista), estar sempre comprando um pouco é também interessante, já que o investidor comprará suas ações em situações diversas, o que proporcionará um preço médio sempre interessante.

Tomando por base essas dicas e deixando de lado as “dicas quentes“ de amadores, no longo prazo a bolsa de valores lhe fará muito feliz e rico! O profissional indicado para lhe orientar é sempre um assessor de investimentos, já que nem mesmo o seu gerente do banco conhece o mercado como este profissional que o vive full time.

É hora de entrar em AÇÃO!

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s